sábado, 8 de setembro de 2007

Um pouco de história


“A R32, primeira motocicleta da marca, projetada pelo eng. Max Fritz, estréia nos salões de Paris e Berlim. Já apresenta as características básicas das futuras motos da marca: motor boxer de 2 cilindros e transmissão secundária por eixo carda”

O motor boxer é uma espécie de motor de combustão interna cujos pistões são contrapostos e trabalham paralelamente ao solo. O primeiro deles foi construído por Alberto Santos Dumont para uso no primeiro avião, o 14-Bis.
Uma das características mais preponderante do motor Boxer é o facto de os cilindros estarem dispostos num ângulo de 180º o que como é apanágio das BMW provoca aquelas vibrações e o característico empurrão lateral aquando da aceleração, o que lhe confere uma personalidade única. O conjunto cambota, biela, pistão, gera um movimento algo curioso que, pelo facto de funcionar na horizontal, provoca um efeito idêntico ao braço de um pugilista em acção, penso que a designação Boxer advém precisamente deste facto. A minha GS é um autêntico Joe Louis. Um verdadeiro Boxeur.

A GS surge na década de 70 (na altura com a designação R65) no berço daquele que era caracterizado como o mais duro Rally do Mundo, embora a saga GS conforme a conhecemos hoje surgi-se com a designação R80 que deu início ao segmento de motos Trail. Construida sob o fabuloso motor boxer, porta estandarte da BMW.
Hoje estão mais sofisticadas recorrendo a fabulosos sistemas de suspensão que lhe conferem uma capacidade absolutamente fantástica em curva, tudo isto sob um boxer criado em 1924 que ainda hoje demonstra a sua genealidade.

pml

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